Um guarda-corpo de vidro, como o próprio diz, apresenta como principal função “guardar o corpo”. Ou seja, servem para garantir a segurança das pessoas, sejam adultos ou crianças, que estão em locais altos, como terraços e sacadas. Evitando que ocorram quedas que podem ser fatais ou prejudicar fisicamente determinado indivíduo.
O equipamento também pode ser chamado de parapeito e servir como uma espécie de corrimão. Além disso, ele é bastante utilizado para embelezar projetos arquitetônicos, proporcionando uma estética e conforto diferenciados e de alta qualidade.
Dito isso, veja a seguir alguns processos que são necessários você realizar para a instalação dos guarda-copos de vidro.
Similar ao que ocorre com a fachada de vidro e a pele de vidro, o guarda corpos de vidro pode ser composto por vários modelos diferentes. São eles:
O tipo de vidro que é mais utilizado na montagem de um guarda-corpo é o laminado. Isso porque se trata de um modelo que apresenta duas chapas de vidro interpostas por uma película que é responsável tanto por reter os cacos de vidro quanto por tornar o material mais resistente.
Para montar um guarda-corpos de vidro mais sólido ainda, o vidro temperado-laminado é o ideal. Ele é produzido a partir da laminação de dois ou mais pedaços de vidro temperados.
Além disso, vale destacar que esse tipo impede cerca de 99,6% de radiação ultravioleta.
Modelo que também apresenta segurança e possui uma rede metálica de malha quadriculada anexa à sua massa. Esse tipo é translúcido e ajuda a preservar a privacidade.
A altura mínima para realizar o procedimento de instalação de um guarda-corpo é 1,10 m. Nessa medida, deve-se considerar o degrau no local onde será instalado o guarda-corpo.
Assim como acontece com a spider glass, é necessário fazer uma fixação do equipamento corretamente.
Além de escolher o vidro adequado, é preciso utilizar fixadores que correspondam aos tipos de ancoragem. Caso ela seja mecânica, de acordo a NBR 14.718, os inserts, grapas de fixação, pinos e chumbadores devem ser de aço inox. Essa norma se aplica também a parafusos. Essa norma também determina que a ancoragem não seja inferior a 70 mm.
Quer investir em um muro de vidro? Conte com a Sanglass! A empresa é uma das líderes na indústria de aço e alumínio e oferece produtos e serviços de ótima qualidade. Seja para a instalação de fachadas comercias ou um gradil de vidro, tenha a Sanglass em mente.
A pele de vidro e o guarda corpo de vidro são elementos de design arquitetônico…
Escolher o guarda corpo certo para uma escada com revestimento de ACM e alumínio pode…
A construção civil está sempre em evolução e está sempre buscando soluções de engenharia modernas…
Nos últimos anos, a arquitetura moderna prioriza a funcionalidade e a estética nos projetos de…
O guarda corpo de vidro é uma solução arquitetônica versátil e moderna, que tem conquistado…
Uma fachada de vidro é um tipo de instalação que está cada vez mais espaço…